O que é?
O principal objectivo deste texto é apresentar e explorar a elaboração de jogos como tarefa educativa. Os jogos educativos podem explorar diversos aspectos, tais como: explorar a ludicidade, favorecer a aquisição de condutas cognitivas, ajudar no desenvolvimento de habilidades funcionais, propiciar atividades sociais e auxiliar na aquisição de condutas afectivas. Podem também desenvolver algumas competências e habilidades, e dependendo do tipo de jogo: planejar uma ação com antecipação, selecionar dados segundo algum critério estabelecido, organizar elementos para atingir algum objectivo, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas e em diferentes linguagens, tomar decisões com rapidez a partir de um conjunto limitado de dados, enfrentar situações problema, socializar decisões agindo de forma cooperativa com o parceiro do jogo. Outro ponto positivo é a construção de um programa de computador pelo aluno como excelente oportunidade para o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-dedutivo, em que nesta prática, o aluno passa por fases importantes como: Descrição, Execução, Reflexão e Depuração.
A aprendizagem na construção de jogos de computador é destacada pela integração de actividades aparentemente opostas: aprendizagem e projecto, e aprendizagem e jogo. Propõe-se que estas atividades sejam integradas nas actividades de construção de jogos. Quando os alunos projetam jogos para ensinar sobre um determinado assunto, devem ficar a par deste e consequentemente terão que aprender para produzir o projeto desejado. Pelo fato de estarem produzindo um jogo, se engajarão no processo obtendo muita produtividade no aprendizado do conteúdo enfocado.
Como se organiza?
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